@InProceedings{RoccoCost:2015:AvDeTr,
author = "Rocco, Evandro Marconi and Costa Filho, Aguinaldo Cardozo da",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Avalia{\c{c}}{\~a}o dos desvios na trajet{\'o}ria originados
pelo acoplamento entre o controle de atitude e de {\'o}rbita em
manobras orbitais com propuls{\~a}o cont{\'{\i}}nua",
booktitle = "Anais...",
year = "2015",
organization = "Congresso Nacional de Matem{\'a}tica Aplicada e Computacional,
35. (CNMAC)",
keywords = "Controle de {\'O}rbita e Atitude, Manobras Orbitais.",
abstract = "Existem basicamente dois tipos de manobras orbitais: as que
proporcionam a corre{\c{c}}{\~a}o de {\'o}rbita e as de
transfer{\^e}ncia de {\'o}rbita. Essas manobras exigem um
sistema de controle que dever{\'a} ser constitu{\'{\i}}do,
dentre outras coisas, por subsistemas que atuem na {\'o}rbita e
atitude. O controle de atitude e {\'o}rbita s{\~a}o subsistemas
que podem interagir. Todavia, considerando um caso ideal, pode-se
afirmar que n{\~a}o existe um acoplamento matem{\'a}tico entre
atitude e {\'o}rbita. Por{\'e}m, na pr{\'a}tica, o acoplamento
ocorre quando o controle de {\'o}rbita depende do apontamento de
um propulsor fixo no ve{\'{\i}}culo, que por sua vez depende da
atitude. Assim, o controle de atitude deve seguir uma
dire{\c{c}}{\~a}o de refer{\^e}ncia fornecida pelo subsistema
de controle de {\'o}rbita. Mas os erros no controle de atitude,
ou at{\'e} mesmo o tempo de resposta do sistema, afetar{\~a}o o
controle de {\'o}rbita. Portanto, o estudo da
intera{\c{c}}{\~a}o entre os sistemas de controle de atitude e
de {\'o}rbita faz-se necess{\'a}rio.",
conference-location = "Natal, RN",
doi = "10.5540/03.2015.003.01.0189",
url = "http://dx.doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0189",
label = "lattes: 0088337156908774 1 RoccoCost:2015:AvDeTr",
language = "pt",
targetfile = "1_rocco.pdf",
url = "http://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/585/591",
volume = "3",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}